Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Segredos entre linhas

Segredos entre linhas

31
Ago21

Plásticos no mar e publicidades enganosas sobre prevenção do ambiente

S|a|t|u|r|n|o

Como pessoa sustentável, e tenta fazer de tudo para diminuir a sua pegada ecológica, fico totalmente chateado com quem não é assim.

Irei contar uma história que aconteceu comigo a uns dias, é verão, está uma onda de calor que chega perto dos 40.º, decidi ir à praia domingo de manhã, nadar um pouco e cuidar da minha saúde mental, fui à prainha do Caniçal uma praia que recomendo imensamente. Fui dar o meu mergulho logo que cheguei não estava quase ninguém na praia, fui apanhar um sol e depois voltei a ir dar um mergulho, na segunda vez dei por mim a pisar algo estranho dentro de agua, dei logo um pulinho e fiquei com medo de ser um peixe morto ou assim, mas curioso como sou decidi ir ver o que era, por momentos julguei que seria um abre-latas, mas depois quando mergulhei e apanhei vi que eram dois copos de plásticos, daqueles de arraiais, fiquei chocado com que existe ainda mesmo pessoas que deitam lixo no mar, nisto reparei estarem deitados mais a cima um casal que estavam com copos igualzinhos, fiquei a olhar para os mesmíssimo escandalizado, eles vieram falar comigo e deram a desculpa que foi o vento. Agora digam-me se eu não tivesse insistido a ver o que era, os copos ainda estariam lá e iam bater ao fundo do oceano e demorariam cerca de 50 anos a decompor-se. Nunca passei por uma situação assim, eu fiquei completamente ofendido.

Quero comentar também sobre as publicidades enganosas sobre a preservação do ambiente, um conceito que eu gosto imenso é as embalagens de champô que diz "reciclado" e é quase quinze euros enquanto deviam ser os mais baratos para as pessoas começarem a comprar. 

Os carros elétricos, serão sempre a minha publicidade favorita sobre a prevenção do ambiente,  no fundo da história são os piores para o ambiente, não deitam fumo nem substancia para o ar, mas cada carro elétrico contem minerais essenciais como o cobalto e lítio, minerais que são subterrâneos, ou seja, necessitam de escavação para ser encontrados, e cada bateria normalmente é preciso mudar a cada 5 anos, ou seja, cada vez mais exploração e maior consumo dos mesmos até ficarem em vias de extinção. Assim como um telefone, a bateria gera calor quando o veículo é utilizado e até três vezes mais durante a recarga. Para evitar o super aquecimento, existem sistemas de arrefecimento. Quanto mais os fabricantes correrem atrás de recargas mais rápidas, mas cara será a refrigeração da bateria.

Resumindo nós somos cobaias das empresas e quanto mais as mesmas procuram hipóteses alternativas para o planeta mais acabam por destrui-lo.

Por isso, reciclem e sejam felizes! 

Até um dia! 

Saturno

Você pode dizer o quão avançada uma sociedade é pela quantidade de lixo que recicla.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub